sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Produção industrial encerra 2015 com queda de 8,3%, a maior da história





Atividade Econômica

Produção industrial encerra 2015 com queda de 8,3%, a maior da história


A produção recuou 0,7% em dezembro na comparação mensal dessazonalizada, queda inesperada pelo mercado (com projeção de estabilidade). Esse foi o sétimo mês consecutivo em que a indústria apresentou retração – o que marca a maior sequência de quedas da série histórica –, voltando para o patamar de janeiro de 2009.

Produção Indrustrial 2008-2016

  Produção Indrustrial 2008-2016
Produção Indrustrial 2008-2016


A abertura da pesquisa mostrou que o desempenho negativo de dezembro foi concentrado na indústria de transformação (-0,8% ante novembro). A indústria extrativa, por sua vez, apresentou variação nula, mantendo-se no patamar deprimido atingido no mês passado quando houve expressiva queda de 11% após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração em Mariana (MG).
Sob a ótica das categorias de uso, somente a indústria de bens de capital apresentou contração em dezembro, mas de relevantes 8,2% na comparação mensal, atingindo um nível 21% menor que o verificado no pior momento da crise de 2009. Com relação às demais categorias, o destaque foi o forte aumento de 9,4% na produção de bens duráveis no período, com influência do crescimento de 4,7% da indústria de veículos automores (desempenho bem melhor que o sinalizado pela Anfavea para o mesmo período, -3,8%) . A produção de bens de consumo não duráveis, por sua vez, apresentou alta de 0,3% em dezembro. E, por fim, a indústria de bens intermediários – que representa quase 60% da indústria total – cresceu 0,7% no período, recuperando apenas pequena parte da importante queda de 3,4% observada em novembro.
A produção de insumos típicos da construção civil, importante indicador coincidente do PIB da construção, apresentou nova e importante queda em dezembro, de -5,9% na margem (considerando a série com dessazonalização própria) e, com isso, atingiu um nível 10% mais baixo que o verificado no auge da crise de 2009.
Apesar de somente a indústria de bens de capital ter apresentado queda em dezembro, esse resultado indica que houve uma redução dos investimentos no mês. Vale notar que, quando cai o investimento dos empresários, a primeira indústria afetada é a de bens de capital, mas, em seguida, os demais segmentos industriais também sentem os impactos negativos.
Incorporando o resultado da indústria em dezembro, a produção encerrou o ano de 2015 com expressiva queda de 8,3%, o pior desempenho da série histórica iniciada em 2003 (a segunda maior contração ocorreu em 2009, com corte de 7,1%). Com isso, 2015 deixou uma herança estatística bastante negativa para 2016, de -6,4%, tornando ainda mais desafiador o cenário e descartando qualquer expectativa de crescimento do setor nesse ano. A projeção é de que a produção caia mais de 4% no ano, em meio aos níveis extremamente reduzidos de confiança, estoques acima do desejado, mercado de trabalho deteriorado, rendimentos em queda, crédito restrito e inflação elevada.

Produção Industrial e Índice de confiança da indústria

   Produção Industrial e Índice de confiança da indústria
Produção Industrial e Índice de confiança da indústria


Nesse cenário, as primeiras indicações para o desempenho da indústria em janeiro até estão sinalizando para uma pequena elevação na margem, porém pouco representativa frente ao nível deprimido no qual a produção se encontra.
A produção total de veículos calculada pela Anfavea apresentou pequeno crescimento de 1,2% em janeiro (considerando a série dessazonalizada), pouco significante frente à queda acumulada de 23% em 2015. Ao mesmo tempo, dado a queda no timo de vendas, o estoque por dias de venda seguiu em trajetória altista, alcançando o recorde de 55 dias em janeiro (de 50 no mês anterior), bastante acima da média de 35 dias – observada desde 2008 (gráficos 15 e 16).
Assim, apenas com base nos dados da Anfavea e na sondagem da indústria da FGV (índice de confiança e NUCI), os modelos preliminares de projeção da produção industrial sinalizam alta de 1,1% na margem em janeiro (-12,5% na comparação internanual). Esse crescimento seria suficiente apenas para reverter as quedas de dezembro e novembro, com o nível de produção ainda em sua mínima desde o auge da crise financeira de 2009.

Produção de autoveículos e Estoque/dias de venda

  Produção de autoveículos e Estoque/dias de venda
Produção de autoveículos e Estoque/dias de venda


Por último, com relação ao PIB, a despeito do desempenho mais fraco que o esperado da indústria em dezembro, não alterou-se a projeção para o resultado do 4T15, que permanece em -1,5% na comparação com o 3T15 (já dessazoalizada). Dessa maneira, o PIB teria encerrado 2015 com importante queda de 3,9%, sendo que a contração da indústria deve ter contribuído com cerca de 1,8 ponto percentual dessa retração. A projeção para o PIB de 2016 é de contração de 2,9%, com contribuição negativa de 1,0 ponto percentual da produção industrial.

PIB - Crescimento anual (%)

  PIB - Crescimento anual (%)
PIB - Crescimento anual (%)








Links


Sanderlei Silveira

Obra completa de Machado de Assis

Machado de Assis - Dom Casmurro

Machado de Assis - Quincas Borba

Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

O Diário de Anne Frank

Educação Infantil

Bíblia Online

História e Geografia

Casa do Sorvete

Sanderlei Silveira

Conheça seu Estado - História e Geografia

Poesia em Português, Inglês, Espanhol e Francês

Santa Catarina - História e Geografia

Paraná - História e Geografia

Mato Grosso do Sul - História e Geografia

São Paulo - História e Geografia

Mário de Andrade - Macunaíma

Adolf Hitler - Mein Kampf

Adolf Hitler - Mein Kampf Download

Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis - Esaú e Jacó

Elizabeth Barrett Browning - Sonnet 43 - How Do I Love Thee?

Revisão de Inglês em 2 Horas - Básico e Intermediário

O espaço geográfico e sua organização

Biomas brasileiros

As festas populares no estado de São Paulo

Augusto dos Anjos - Vandalismo

Gonçalves Dias - Marabá

O Diário de Anne Frank - Download

Assalto - Carlos Drummond de Andrade

Os símbolos do estado e do município (SP)

Developer - Treinamento, Manuais, Tutoriais

TOTVS - Datasul - Progress - EMS2

Nenhum comentário:

Postar um comentário